A Polícia Militar deflagrou, na manhã de segunda-feira, 28/7, a Operação Mandrágora, uma ação conjunta entre o 46º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Patrocínio, e a 9ª Companhia PM Independente de Policiamento Especializado (Cia PM Ind PE), de Uberlândia, com foco na prevenção e repressão ao tráfico ilícito de substâncias entorpecentes.
A operação recebeu o nome “Mandrágora” em referência à planta homônima, historicamente cercada de mistérios e simbolismos, considerada por muitos como detentora de supostos “poderes mágicos”.
Participaram da operação militares da 9ª Cia PM Ind PE (GER/ROCCA), 2ª BRAVE, da 265ª Cia Tático Móvel, da 98ª Companhia PM, por meio do emprego dos cães farejadores, além da Polícia Civil, incluindo a Perícia Criminal e o Setor de Inteligência da Polícia Militar.
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça da Comarca de Coromandel, as equipes deslocaram-se até um imóvel rural, na Fazenda Santa Rosa, no município de Patrocínio, já no limite com o município de Coromandel, onde os militares encontraram uma área de cultivo contendo aproximadamente 6.000 pés de maconha, com altura média de 1,5 metro. A plantação estava cercada por sombrite preto e equipada com um sistema avançado de irrigação e iluminação, evidenciando cultivo profissional e voltado para fins ilícitos.
Durante a chegada das equipes, três homens suspeitos fugiram em direção à área de mata próxima. Buscas foram iniciadas imediatamente, com apoio dos cães de captura, mas, até o encerramento da ocorrência, os autores não haviam sido localizados. O rastreamento continua com o objetivo de localizar os envolvidos.