Home Notícias MP PEDE INVESTIGAÇÃO SOBRE POSSÍVEIS ASSINATURAS FALSAS EM DENÚNCIA DE MAUS-TRATOS EM PRESÍDIOS DE GOIÁS

MP PEDE INVESTIGAÇÃO SOBRE POSSÍVEIS ASSINATURAS FALSAS EM DENÚNCIA DE MAUS-TRATOS EM PRESÍDIOS DE GOIÁS

de Luiz Cláudio
0 comentário 1,3K visualizações

O promotor de Justiça Fernando Krebs, da área de execução penal do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), solicitou à Polícia Civil que investigue a suposta falsificação de uma carta escrita à mão em 2021 por detentos do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Para ele, a relação de 125 nomes que aparecem ao fim do documento são assinaturas, mas não foram escritas por cada um dos citados.

A carta, apresentada há um ano e meio pela Pastoral Carcerária de Goiás, denuncia maus-tratos e torturas dentro do sistema prisional. O texto não especifica que os nomes são assinaturas, mas lista grafias diferentes. No entendimento do promotor, o documento se trata de um abaixoassinado e, caso não fossem rubricas, a explicação deveria ficar explícita no contexto.

Diante de suspeitas de falsificação, o promotor solicitou à Polícia Técnico-Científica (PTC), no dia 14 de junho deste ano, para realizar um exame grafoscópico. O laudo pericial de 34 páginas, entregue após nove dias, conclui que 49 nomes descritos na carta foram escritos por um único punho. Diante disto, nesta segunda-feira (27), Krebs apresentou requerimento para abertura de inquérito ao delegado-geral da Polícia Civil, André Gustavo Corteze Ganga.

Divulgado pelo POPULAR em dezembro de 2021, o documento motivou a abertura de um inquérito civil público para apurar as supostas ilegalidades cometidas dentro dos presídios estaduais. Após cinco meses, em maio de 2022, a investigação coordenada pelo próprio Krebs foi arquivada. A alegação era de que os problemas já haviam sido solucionados e, por isso, não haveria mais irregularidades a serem apuradas. Esta é uma das últimas movimentações de Krebs dentro da 25ª Promotoria de Justiça de Goiânia.

Ele foi selecionado nesta terça-feira (27) para assumir a 20ª Procuradoria de Justiça do MP-GO, que cuida da área cível. A expectativa do promotor é que a posse ocorra ainda nesta quarta-feira (28). O órgão confirmou a nomeação, mas sem especificar data. A chamada movimentação na carreira foi feita por critérios de antiguidade, por meio de edital aberto em abril deste ano.

Notícias Relacionadas