A Secretaria de Estado da Economia divulgou nesta terça-feira (16) os prazos, descontos e formas de pagamento para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026. Durante coletiva de imprensa, o superintendente de Controle e Auditoria, Marcelo Mesquita, afirmou que o aumento médio do valor do imposto será de cerca de 2,7%, seguindo a Tabela FIPE.
Segundo o superintendente, a principal novidade é a possibilidade de parcelamento do licenciamento junto com o IPVA para quem optar por essa modalidade. O pagamento da primeira parcela deve ser realizado no dia 15 de janeiro de 2026. O motorista que pagar tudo à vista terá um desconto de 8%
Prazos e calendário
Para quem optar pelo parcelamento, as parcelas vão vencer sempre no dia 15 de cada mês. O superintendente explicou que, caso o dia 15 não caia em um dia útil, o pagamento será transferido para o dia útil posterior.

Os motoristas devem realizar o pagamento total do imposto até o dia 15 de setembro para placas finais 1 e 2, e 15 de outubro para placas finais 3 a 0.















