Home Plantão Policial PC DE CATALÃO DEFLAGRA “OPERAÇÃO FALSO PRÊMIO” EM SÃO PAULO E PRENDE SUPOSTOS GOLPISTAS

PC DE CATALÃO DEFLAGRA “OPERAÇÃO FALSO PRÊMIO” EM SÃO PAULO E PRENDE SUPOSTOS GOLPISTAS

de Luiz Cláudio
0 comentário 386 visualizações

Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da equipe da 1ª DELEGACIA DISTRITAL DE POLÍCIA DE CATALÃO/9ª DRP, com apoio operacional da Polícia Civil do Estado de São Paulo, deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira 12.11.2025, na Capital de São Paulo e em Guarulhos-SP, a OPERAÇÃO FALSO PRÊMIO visando o cumprimento de 10 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar e 03 Mandados de Prisão Preventiva, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada à prática dos crimes de Estelionato Virtual e Lavagem e Ocultação de Valores (art. 171, §2º-A do Código Penal, e art. 2°, da Lei n° 12.850/2013), com vítima identificada nesta cidade de Catalão.

Conforme a minuciosa investigação da PCGO, foi registrada ocorrência na qual uma mulher, residente em Catalão, foi vítima de fraude virtual em julho de 2025, ocasião em que recebeu uma videochamada via WhatsApp onde se anunciava, falsamente, um prêmio em dinheiro oriundo de um supermercado local e esta, seguindo as orientações, ao clicar em um link enviado, foi direcionada ao aplicativo do seu Banco e induzida a acessar a área PIX. Imediatamente após o encerramento da ligação, surgiu a notificação de uma transferência não autorizada de R$14.000,00, quando percebeu que se tratava de um golpe.

Então, com uso de inteligência policial e instrumentos próprios de polícia judiciária, a equipe da 1ª DDP/Catalão logrou êxito em identificar um núcleo estruturado de atuação criminosa, sediada na região leste de São Paulo-SP e em Guarulhos-SP, cujas tarefas eram divididas pelos integrantes, como aquisição dos celulares e chips, habilitação de rede Wi-Fi, ligações e, principalmente, a abertura de contas “laranjas” para recebimento e movimentação dos valores obtidos através dos golpes.

Consta que dois dos investigados – presos hoje na operação – possuem ocorrências policiais por estelionato, nas quais suas contas bancárias foram empregadas em golpes análogos aos aqui investigados, o que reforça os indícios de reincidência e colaboração financeira com o principal investigado, também preso. Foram apreendidos notebooks, computadores e 07 aparelhos celulares, que vão ser oportunamente analisados.

Os 03 (três) investigados presos (dois homens e uma mulher), após as formalidades legais na PCSP, foram encaminhados ao sistema prisional paulista, onde permanecem à disposição do Poder Judiciário, aguardando oportuno traslado para este Estado.

A Polícia Civil de Goiás reforça seu compromisso com o combate aos crimes virtuais e à criminalidade organizada, destacando a interação entre as polícias judiciárias estaduais, que resultou no êxito da Operação.

Notícias Relacionadas

santiagox-1-650x115
415X50 copy
imagem_2024-12-16_143641025
Gabarito-rodape
WhatsApp-Image-2024-03-15-at-09.36.14
ELO-BANNER-650X115-1-1 (1)
sotek-1-650x115
Castelo-ferragista-rodape-650x115
previous arrow
next arrow