No cenário em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não pode ser candidato, Caiado é mencionado por 3% como o candidato mais forte contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), é o segundo mais desconhecido pela população brasileira entre 10 possíveis candidatos à presidência da República em 2026 citados na pesquisa Genial/Quaest, publicada nesta quinta-feira (12).
O levantamento mostrou que 59% não conhecem o goiano. Outros 14% disseram que sabem quem é Caiado e votariam nele. Por outro lado, 27% afirmaram que conhecem o governador, mas não votariam.
No índice de desconhecimento, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fica em primeiro lugar, com 61%. Segundo a pesquisa, 14% informaram que o conhecem e votariam nele. No entanto, 25% disseram que conhecem o mineiro, mas não o apoiariam.
De acordo com a Genial/Quaest, 52% afirmaram que conhecem o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e votariam nele; 45% disseram que sabem que é ele, mas não o apoiariam. Outros 3% informaram não conhecer Lula.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou 37% no índice de conhecimento e potencial de voto. Na pesquisa, 57% afirmaram que sabem quem é o ex-gestor e não votariam nele; 6% informaram não saber quem é Bolsonaro. O ex-presidente está inelegível e, no cenário atual, não pode disputar a eleição de 2026.
Sem Bolsonaro ou Lula
Os entrevistados também foram questionados sobre quem é o candidato mais forte contra Lula, em um cenário em que Bolsonaro não puder ser candidato. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece em primeiro, com 21%.
Em seguida, são mencionados o coach Pablo Marçal, com 18%; o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), com 17%; a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), 10%; o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), 7%; Zema, 4%; e Caiado, com 3%. Neste recorte, 21% disseram não saber ou não responderam.
No cenário sem Lula, 27% citaram a candidatura do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). O pedetista Ciro Gomes registrou 17% e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), 14%. Também aparecem na lista o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), com 4%; o ministro da Casa Civil, Rui Costa, 2%; e a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, com 2%. Além disso, 33% não responderam.
Detalhe
A Genial/Quaest entrevistou 8.598 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 4 e 9 de dezembro. A coleta de dados foi feita face a face com a aplicação de questionários estruturados. A margem de erro é de 1 ponto porcentual e o nível de confiança é de 95%
Opopular