A Prefeitura de Caldas Novas publicou um novo decreto que deixa de exigir a apresentação de teste de Covid-19 aos turistas. O documento também flexibiliza os horários de funcionamento de vários segmentos comerciais, mesmo o município tendo todos os leitos destinados ao tratamento de pacientes com coronavírus ocupados.
O novo decreto assinado pelo prefeito Kleber Marra (Republicanos) foi publicado na última segunda-feira (22) e tem validade por 14 dias. Segundo o documento, restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, pit-dogs, distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência podem funcionar das 6h às 22h, com 50% da capacidade total de ocupação e limite de quatro pessoas por mesa.
Já as drogarias, farmácias, estabelecimentos de saúde, postos de combustíveis, revendedoras de gás e borracharias poderão funcionar todos os dias, sem restrição de horário, podendo fazer entregas por todo o período do dia.
Os hotéis e pousadas, que anteriormente só poderiam autorizar o check in mediante apresentação de exame negativo para o coronavírus, agora, além de não ter mais essa obrigatoriedade, também podem atender 50% de sua capacidade máxima, o que no decreto anterior era restrito a apenas 30%.
De acordo com a prefeitura, apesar das flexibilizações, é preciso obedecer às medidas de segurança contra a Covid-19, como uso de máscara, distanciamento social de no mínimo dois metros e higienização dos locais ocupados.
Segundo a prefeitura, a cidade tem atualmente 20 leitos de UTI Covid-19, sendo 15 da rede pública e cinco da rede privada. Às 8h, o painel que informa a situação dos leitos mostrava ainda que a cidade tinha uma ocupação de 117% das enfermarias ocupadas.
(Via G1 Goiás/Foto: Reprodução)