Um piloto de parapente morreu em um acidente com o equipamento na tarde deste domingo (27), em Governador Valadares. Valdemiro Martins Rafael, de 41 anos, era da cidade de Catalão, no estado de Goiás. Ele voava quando o equipamento começou a girar e perder altitude, até atingir o chão.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para o resgate e constatou a gravidade da situação do piloto, que foi imobilizado em prancha. Para agilizar o socorro, o helicóptero Pégasus, da Polícia Militar, removeu Valdemiro do local do acidente e o transportou até um clube da cidade, onde uma unidade avançada do Samu já estava a espera para dar prosseguimento no resgate. No entanto, a equipe do Samu constatou que a vítima já não tinha sinais vitais.
Segundo Jeferson Leal Silva, presidente da Associação de Voo Livre Ibituruna, que organiza o evento que está sendo realizado na cidade, as causas do acidente serão apuradas. No momento do acidente, a competição não estava em andamento. De acordo com Jeferson, estava em andamento um momento em que os pilotos podiam voar livremente, chamado de free flight. Valdemiro estaria treinando para o Campeonato Mineiro, que terá início nesta segunda-feira (28).
“Era um piloto que possuía certa experiência. Estamos aguardando a comissão que estava no Pico. Vai ser analisado o equipamento dele para descobrir o que ocorreu e porque ele não acionou o equipamento reserva”, informou o presidente da AVLI.