Nota de esclarecimento:
Catalão, 18 de junho de 2020.
Diretoria Irmandade Nossa Senhora do Rosário – Catalão/GO.
Bom dia, Salve o Rosário!
Rosário salve!
Viemos por meio deste esclarecer que a 144º Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário (Festa do Rosário 2020) NÃO ESTÁ TOTALMENTE CANCELADA.
Na tarde de ontem, 17 de junho de 2020, fomos informados do Decreto onde informa o cancelamento total da festa.
Mais em reunião com o prefeito e membros da diretoria firmou o combinado que a entidade só iria se pronunciar no dia 01 de julho, e assim apresentar a nossa posição e ideias em relação a festa. Infelizmente o decreto foi lançado, não formos informados e não tivemos direito de nos pronunciar e muito menos defender os nossos interesses.
O decreto foi mostrado em blogs locais e também na TV local. E por isso faremos o adiantamento do nosso posicionamento em nota pelas vias Facebook e instagram.
Em virtude da pandemia COVID19 (CORONA VÍRUS) a parte comercial, (as tradicionais barraquinhas, o ranchão e as ceias que acontecem no centro do folclore) essa eventualidades estão suspensas de fato.
Devido o grande número de pessoas que ali frequentam e respeitando as normas da OMS é completamente inviável o acontecimentos das mesmas.
Essa é a parte onde a prefeitura da cidade tem grande responsabilidade em organizar. E por vez estamos totalmente de acordo em cancelar.
Logo pensamos na parte religiosa, que por sua vez também reuni uma incontável aglomeração. Essa é a parte onde a Irmandade organiza, sendo assim as decisões são tomadas entre diretores e colaboradores.
E por ser tão grandiosa a festa da padroeira da cidade, não seria possível cancelar. Em reuniões com membros da diretoria chegamos a conclusão que as novenas e missas poderão ser feitas com um número bem reduzido de colaboradores e transmitida pela redes sociais, as populares lives, visto que a tecnologia está ao alcance de uma grande maioria. Essas transmissões seriam feitas pelas redes Facebook e instagram oficial da entidade.
Na parte religiosa entra também a alvorada, levantamento dos mastros e procissão, estas serão preparadas de acordo com a real situação do mês de setembro a outubro, e já as tradicionais congadas, já entramos em acordo com todos os 1º Capitães dos 25 ternos e a grande maioria concordou em não colocar o terno na rua este ano.
A nossa esperança é que até outubro (mês da festa) a situação esteja controlada. Mas, caso não esteja este será o meio de festejarmos.
Lembrando que o cronograma ainda será estudado e caso venha acontecer faremos tudo de acordo com as regras, e normas de prevenção da OMS, Secretaria de saúde, vigilância sanitária e todos os órgãos envolvidos. E como todos os anos, contamos com a ajuda e parceria da prefeitura Municipal de Catalão.