BRUNA MERLINO| Hospital Santa Clara em Uberlândia confirmou, na tarde desta quinta-feira (27), que dois pacientes estão internados em isolamento na unidade com suspeita de coronavírus. O primeiro caso suspeito na cidade foi divulgado nesta quarta-feira (26) e se trata de uma jovem de 28 anos que segue internada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
De acordo com as informações repassadas pelo hospital, os pacientes são um homem, que veio recentemente da Itália, e uma mulher, que teve contato com a jovem que está em observação no HC-UFU. As idades deles não foram divulgadas e nem o período de internação.
Os pacientes apresentam leves sintomas gripais e estão realizando exames. Todo o processo está sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).
O Santa Clara ressaltou que está seguindo as orientações dos órgãos públicos e que todo o corpo clínico está se preparando desde o início dos rumores de uma possível epidemia no Brasil. O Diário questionou a Vigilância Epidemiológica estadual e municipal sobre outros casos suspeitos na cidade e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concederá entrevista à imprensa ainda nesta tarde para mais detalhes sobre o assunto.
O Madrecor, UMC e Santa Genoveva informaram que não receberam nenhum caso suspeito até o fim da manhã de hoje. O Hospital Triângulo não atendeu as ligações e ninguém responsável pela administração Santa Marta foi localizado para responder à demanda.
CASO NO HC-UFU
O primeiro caso suspeito de coronavírus em Uberlândia foi divulgado nesta quarta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A jovem deu entrada no HC-UFU com febre, tosse seca, dor de garganta e falta de ar.
A unidade confirmou na manhã desta quinta que a jovem esteve, entre os dias 13 e 21 de fevereiro, na Itália onde já existem cerca de 520 casos de contaminação do vírus. A paciente desembarcou no aeroporto de Uberlândia na última sexta-feira (21).
A jovem já foi submetida a exames e os materiais coletados enviados para Belo Horizonte para análise laboratorial. O estado de saúde dela é estável com sinais vitais dentro do limite da normalidade e respira em ar ambiente sem necessidade de oxigênio suplementar.
OUTROS HOSPITAIS
Pela manhã desta quinta, a produção do Diário de Uberlândia ligou para todos os hospitais particulares para averiguar a situação. O Hospital Santa Clara foi questionado, mas a resposta chegou somente nesta tarde com a confirmação dos casos suspeitos.
Fonte: Diário de Uberlândia