Com sintomas similares aos de Covid-19, a epidemia de gripe causada pela variante da influenza A, H3N2 já se espalha por todo o Brasil rapidamente. Em Goiás, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o número de casos da gripe H3N2 dobrou no Estado nos últimos dias e, agora, já ultrapassam os 60 casos. De acordo com a pasta, os municípios de Rio Verde, no sudoeste do Estado, e a Capital, Goiânia, são as cidades que mais registraram casos, com 33 e 18, respectivamente.
Antes disso, até o dia 19 de dezembro, Goiás registrava 30 casos, sendo 14 em Rio Verde, 10 em Goiânia e um caso em cada uma das respectivas cidades: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caçu, Catalão, Porangatu e Trindade.
Em nota, a SES-GO destacou que a “circulação do vírus H3N2 em Goiás reforça a necessidade de se manterem os mesmos protocolos de segurança necessários à Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos, se for se reunir dar preferência a locais bem arejados e, sobretudo, a busca vacina disponível nos postos de saúde nos municípios”. Além disso, destacou que a cobertura vacinal contra a Influenza no Estado é de 73%. Ver menos