No último final de semana, equipe liderada pelo neurocirurgião Dr. Vinícius Gonçalves realizou 8 procedimentos cirúrgicos.
A cidade de catalão está se tornando referência quando o assunto é cirurgia de coluna minimamente invasiva. Somente no final de semana do dia 08 e 09 de julho, 8 pacientes foram tratados de hérnias de disco e outras doenças de coluna através da técnica vídeo-endoscópica e artrodese via anterior através do abdômen.
Os procedimentos foram executados pelo Neurocirurgião Dr. Vinícius Gonçalves, com o auxílio do ortopedista Dr. Rodrigo Borges, referência nacional em cirurgia endoscópica da coluna. Além dos cirurgiões, participaram dos procedimentos médicos anestesiologistas, equipe de enfermagem, técnicos de radiologia e instrumentadores.
O neurocirurgião Dr. Vinícius Gonçalves ressalta que os tratamentos das doenças da coluna estão avançando nos últimos anos. “Com a introdução de novas tecnologias como a endoscopia de coluna e artrodese via anterior, hérnias de disco e compressão dos nervos podem ser tratados com menor agressão aos tecidos, o que possibilita retorno precoce às atividades”, frisou.
Para a realização dessas cirurgias, a equipe médica dispõe de material de última geração como vídeo-endoscópios e instrumentais específicos para o acesso à coluna. O centro cirúrgico necessita ser equipado com aparelhos de imagem de qualidade e mesas cirúrgicas adaptadas aos procedimentos.
Segundo o Dr. Rodrigo Borges, Catalão hoje conta com uma estrutura compatível com os maiores centros do Brasil. “A cidade possui estrutura hospitalar de ponta e uma equipe preparada para realizar procedimentos complexos com segurança e eficiência”, enfatiza.
Vale ressaltar que de acordo com Neurocirurgião Dr. Vinícius Gonçalves a faixa etária dos pacientes operados é variada e que muitos pacientes possuem limitações físicas para o deslocamento. “Já operamos pacientes com comorbidades graves em que o tratamento cirúrgico convencional foi contra indicado, porém com a endoscopia de coluna a cirurgia pode ser realizada com menores riscos”.
Antes do procedimento os pacientes passam por avaliações e consultas no ambulatório. Somente os casos que não respondem ao tratamento conservador são direcionados para a cirurgia. Após o caso ser discutido com a equipe o paciente tem a cirurgia marcada. Desde março de 2021, foram realizados mais de 100 cirurgias por diversos doenças que acometem a coluna como hérnias de disco, estenose de canal lombar e discopatias degenerativas.