Com a recontagem dos votos, realizada na manhã desta quinta-feira (23), o blogueiro Acenil Guerra da Costa, conhecido como Bill Guerra Mochilink (Solidariedade), foi eleito como vereador de Goiânia. O procedimento foi realizado no Fórum eleitoral da capital e atende a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Falei com o Bill na semana passada e ele me que está animado e que essa decisão já tinha que ter saído ha tempos.
O novo vereador assume a cadeira deixada por Leo José (Republicanos), que teve o mandato cassado no início do mês passado após decisão do ministro do TSE, Nunes Marques. A denúncia alega que o PTB, partido dele na época, fraudou o percentual mínimo de candidaturas femininas, pois a candidata Ana Paula Almeida de Oliveira renunciou e ainda houve o indeferimento dos registros das candidatas Marina Gonçalves Correia, Lucimar Alvez Elias e Valéria Batista da Silva Souza. Os procedimentos teriam acontecido antes do encerramento do prazo legal para substituições.
Bill Guerra teve 4.421 votos e estava como suplente. A diplomação dele foi agendada para a próxima semana, conforme explicou o Juiz Eleitoral Otacilio de Mesquita Zago.
Apesar de restar pouco mais de um ano até o fim do mandato, Bill Guerra afirmou que tem prioridades de atuação dentro do legislativo. A advogada de Leo José, Carolima Pyles, disse que a decisão ainda cabe recurso.
Esta é a 5ª troca de vereadores de Goiânia após perda de mandato. Saíram Bruno Diniz, Santana Gomes, Marlon Teixeira e Paulo Henrique da Farmácia. Assumiram mandatos Igor Franco, Welton Lemos, Markim Goyá e Paulo Magalhães.
Há outra ação à espera de julgamento no TSE que também cancela os votos da chapa do PMB e pode levar à cassação dos mandatos do Pastor Wilson e de Edgar Duarte.