Todo caminhoneiro já passou pela situação de, ao rodar com seu “bruto”, sentir que a direção está puxando para um dos lados, dificultando manter-se em linha reta. Esse é o sinal mais comum de que as rodas estão desalinhadas.
O caminhão, assim como os demais veículos, é projetado para funcionar sobre conjuntos de rodas e pneus em perfeito alinhamento, paralelos uns aos outros e em um ângulo com o solo determinado pela fabricante. Os eixos, os rolamentos, a suspensão e uma série de outros componentes ligados às rodas, só podem trabalhar com o máximo de eficiência quando elas seguem esse padrão.
No entanto, as buchas de borracha responsáveis pelo alinhamento se desgastam com o tempo e com o uso, além de serem danificadas por impactos e trepidações. Também o braço tensor, conectado ao eixo, perde a regulagem e pode precisar de reparos. Essas alterações fazem com que os pneus toquem a pista com uma parte menor da banda de rodagem ou se direcionem para sentidos diferentes uns dos outros.
O desalinhamento tem diversas consequências, desde o aumento no consumo de combustível, já que os pneus precisam ser arrastados para a frente, até a avaria de pneus e outros componentes por excesso de esforço ou encaixe inadequado.
Melhora a segurança nas viagens
Manter as rodas alinhadas faz com que os componentes do caminhão trabalhem dentro dos parâmetros de fábrica. Isso significa menos esforço sobre as peças e, portanto, menor probabilidade de defeitos mecânicos no meio de uma viagem.
Ainda, alguns dos sistemas mais afetados pelo desalinhamento do caminhão em seus funcionamentos são os freios e a suspensão, essenciais para frenagens eficientes e curvas seguras. Também o contato dos pneus com o solo é prejudicado, fazendo-os se desgastarem mais rápido ou dificultando sua aderência em uma frenagem, levando o caminhão a derrapar.
Por fim, o alinhamento permite uma rodagem mais segura por manter o veículo na direção determinada pelo caminhoneiro. Uma roda tendendo para um dos lados pode criar uma situação perigosa em altas velocidades, seja por um descuido do condutor ou por que o caminhão não responderá adequadamente aos comandos em uma situação de emergência.
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