MP-GO divulgou que o grupo criou várias empresas em nomes de ‘laranjas’ para simular concorrências em licitações. Grupo também é suspeito de desvios de recursos públicos, lavagem de dinheiro e outros crimes.
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) deflagrou a segunda fase da operação “Limpeza Geral”, nesta quarta-feira (7), para cumprir mandados contra um grupo suspeito de fraudar licitações em pelo menos 34 cidades de Goiás. Segundo o MP-GO, o grupo recebeu R$ 300 milhões entre 2015 e 2022 de verba dos municípios goianos.
Os nomes dos suspeitos não foram divulgados, por isso, o g1 não localizou as defesas até a última atualização desta reportagem.
A operação acontece por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI). Devem ser cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 50 mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao grupo (veja lista de cidades abaixo).
Atuação
Segundo o MP-GO, as empresas criadas não tinham estrutura e, mesmo assim, possuíam um leque de atividades descritas nos contratos. A investigação apontou que essa tática era uma forma de possibilitar o uso das empresas em contratações públicas envolvendo diversos ramos, entre eles:
- Locação de equipamentos e estruturas para shows e eventos, cantores sertanejos e afins
- Fornecimento de mão de obra
- Serviços de limpeza
- Locação de veículos
- Materiais higiênicos e hospitalares destinados ao combate da Covid-19
O MP-GO informou que 26 investigados e 21 empresas tiveram o sequestro e bloqueio de bens no valor de mais de R$ 172 milhões. A decisão foi da juíza titular da Vara Especializada, Placidina Pires.
A megaoperação teve na equipe 30 promotores de Justiça, 23 delegados de Polícia, 65 agentes policiais e 100 policiais militares, além de servidores do MP-GO e integrantes da Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros de Goiás.
Cidades onde foram cumpridos os mandados de prisão, busca e apreensão:
- Alto Horizonte
- Amorinópolis
- Anápolis
- Araguapaz
- Cachoeira de Goiás
- Campo Limpo
- Corumbá de Goiás
- Cristalina
- Crixás
- Formosa
- Goianésia
- Hidrolândia
- Itauçu
- Jaraguá
- Leopoldo de Bulhões
- Luziânia
- Mutunópolis
- Nova Crixás
- Nova Iguaçu
- Novo Gama
- Ouro Verde
- Palmeira de Goiás
- Pilar de Goiás
- Pirenópolis
- Rianápolis
- Rio Verde
- Rubiataba
- Santa Helena de Goiás
- Santa Terezinha de Goiás
- Santo Antônio do Descoberto
- São Luís de Montes Belos
- Senador Canedo
- Uruaçu
- Uruana