Guarnições de salvamento e de resgate foram acionadas para atendimento de ocorrência versando salvamento e resgate de uma vítima do sexo feminino que sofreu uma queda de um fosso de um elevador de cargas instalado nas dependências de um supermercado no centro de Catalão, cuja profundidade era aproximadamente de 2,5 metros.
A vítima estava caída em decúbito dorsal na parte de cima da estrutura do elevador de cargas, consciente, verbalizando, queixando de dor nas regiões torácica, lombar e em membro inferior esquerdo.
Inicialmente, as guarnições verificaram a existência de risco de acionamento do elevador, sendo solicitado ao responsável do estabelecimento seu desligamento ou travamento.
Em seguida foram avaliadas técnicas e táticas necessárias para o salvamento da vítima, e por conta da dificuldade de acesso e uso de recursos materiais específicos, ficou decidido que a vítima seria içada pelo imobilizador dorsal “KED”. Para garantir a segurança durante o içamento, foi montado um sistema de amarração com “cabos da vida”, de forma a facilitar sua retirada.
Uma prancha rígida de imobilização garantiu o posicionamento da vítima na estrutura do elevador, até sua completa retirada e posterior imobilização na prancha rígida. Após ser avaliada e estabilizada, a vítima foi transportada ao pronto socorro da Santa Casa de Catalão, sendo deixada aos cuidados da equipe médica de plantão. A vítima não soube detalhar as causas de sua queda. Foram repassadas ao proprietário do estabelecimento, orientações quanto às medidas necessárias a serem tomadas sobre o ocorrido.
Fonte: Bombeiros