Cirurgião geral, ginecologista e obstetra Emivaldo Soares Martins tinha 63 anos e atuava como plantonista no HMI. Colegas reclamam de omissão e dizem não terem sido testados, o que o hospital nega.
O cirurgião geral, ginecologista e obstetra Emivaldo Soares Martins, de 63 anos, que havia testado positivo para Covid-19, morreu na madrugada desta segunda-feira (25), em Goiânia. Ele atendia como plantonista no Hospital Materno-Infantil (HMI). Funcionários da unidade reclamam de omissão e dizem que não foram testados após a confirmação da contaminação do profissional, o que o hospital nega.
Em nota, o HMI lamentou a morte e prestou condolências aos familiares. Destacou que ele atuava na instituição há quase três anos no Pronto Socorro da Mulher e, por conta da doença, estava afastado (leia a íntegra ao final do texto).
O comunicado destaca ainda que Emivaldo era considerado um “mestre” pelos residentes, além de ser um profissional “exemplar, ético, excelente cirurgião e médico, também era um ser humano maravilhoso”.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) também publicou nota de pesar em suas redes sociais pela morte do profissional. A Associação Médica de Goiás (AMG) também lamentou a morte e disse que Emivaldo se dedicou por mais de 37 anos à função.
Denúncias
Uma profissional, que trabalhava com Emivaldo e prefere não se identificar, reclama da atitude do HMI em relação à morte do colega. Ela disse que a unidade está sendo omissa e não testou profissionais que trabalharam com ele.
“Os profissionais de saúde estão expostos e não estão sendo testados. Não estão tomando medidas pra evitar a contaminação dos funcionários. Nenhum funcionário foi testado, nenhum comunicado foi publicado. Estão sendo omissos”, afirmou ao G1.
Sobre a situação, o HMI informou que “todas as determinações legais estão sendo cumpridas” no que diz respeito à prevenção da Covid-19. Relata ainda que os testes só podem ser feitos em algumas situações e que os profissionais com sintomas gripais são afastados e acompanhados.
Fonte: G1