acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir de janeiro de 2020, os veículos do Estado de Goiás serão emplacados com o padrão Mercosul. O objetivo da medida é proporcionar a sociedade mais segurança, graças aos itens tecnológicos que prometem dificultar crimes como fraude e a clonagem.
Segundo o Contran, atualmente dois milhões de veículos já estão emplacados neste padrão, já que as regras atualmente valem para sete estados do Brasil. Como é o caso da Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
O novo padrão de emplacamento é visto como uma evolução. Graças ao software de rastreamento, é possível ter controle de todas as etapas do processo, desde a matéria-prima até a lacração. O sistema já está valendo desde 2014 e é tido como referência para outros estados.
No ano de 2018, foram emplacados aproximadamente 120 mil veículos novos por uma das 101 empresas estampadoras credenciadas junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Segundo a Associação dos Fabricantes, Estampadores e Lacradores de Placas Automotivas do Estado de Goiás (Assiplago), que reúne os prestadores de serviço dessa área, este seria um avanço no atual modelo, que já vem dando certo.